Os best-sellers são livros cada vez mais divulgados atualmente. È difícil encontrar uma pessoa que não conheça os livros “Harry Potter”, “Crepúsculo” e tantos outros. Em compensação, outros livros de escritores célebres como Machado de Assis, Clarice Lispector, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa não estão entre os preferidos dos brasileiros. Os best-sellers não são lidos por obrigação, mas sim porque as pessoas gostam desses tipos de livros, já que não possuem, geralmente, uma linguagem difícil. Os livros mais clássicos, que caracterizam a Literatura brasileira, são lidos mais por obrigação, já que são livros cobrados nos vestibulares e nas escolas.
Os livros, independente dos seus estilos de escrita, são todos bons. Os livros best-sellers estimulam muito a leitura, já que possuem uma história geralmente interessante e permitem às pessoas uma leitura sadia sem nenhuma obrigatoriedade. Os livros clássicos são de autores célebres, com qualidade estética sem igual e que caracterizam a Literatura do Brasil. Embora tenham uma linguagem um pouco mais complexa, permitem ao leitor o contato com um vocabulário mais desenvolvido e que infelizmente não é muito usado atualmente. Os best-sellers não são livros ruins, mas pode-se considerar que os livros clássicos são de melhor qualidade quando comparado aos best-sellers, já que os primeiros são textos com qualidade estética e os segundos são muitas vezes escritos por escritores amadores. Os livros clássicos são chamados assim justamente porque são capazes de resistir à passagem do tempo, sua pertinência em lugares e culturas e a sua preocupação com a qualidade e a forma de escrita. Entretanto, existem alguns best-sellers que possuem essas características e, portanto, podem chegar a serem livros clássicos no futuro.
Os best-sellers e os livros clássicos coexistem trazendo conseqüências positivas. Quem lê um best-seller se interessa pela leitura, e possivelmente procurará outros tipos de livros também, como os livros clássicos. E o contrário também vale. Ou seja, ambos estimulam a leitura em seus diferentes âmbitos. As pessoas devem parar com essa concepção de que livros clássicos são chatos e experimentar todos os tipos de leitura. Só assim saberão como a leitura é prazerosa e sadia.
sábado, 7 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário