Hoje estava navegando pela internet quando lembrei de um blog que eu havia visto há algum tempo. O blog não é mais atualizado, mas tem vários artigos muito bem humorados. Foi nessa visita ao blog que tive a inspiração (coisa que me falta nesses dias) para escrever essa postagem cujo tema será: as críticas literárias por leigos.
Quando comecei esse blog, eu não tinha a intenção de ter como tem a a literatura. Eu iria fazer um blog geral, com idéias que eu tivesse. Mas como livros são a minha maior paixão, me voltei para um blog de literatura. Eu jamais iria dizer que eu tenho alguma “habilidade” para fazer críticas a livros, mas eu sempre me arrisco a avaliar os livros que eu leio, buscando sempre ter um ponto de vista profissional, embora não tenha tal atributo.
Nesse blog eu achei uma postagem que fazia uma crítica aos livros da Saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer. Entretanto, eu não achei essa crítica nem um pouco imparcial. O autor criticava demais a inovação que a autora fez na parte dos vampiros. Se você não leu ou não viu o filme, saiba que os vampiros da história brilham no escuro, não dormem em caixões e também não viram morcegos, embora tenham alguns poderes. O autor praticamente criticava os fãs dos livros dizendo que não entendiam de livros. Os comentários também não eram nada imparciais. Os fãs diziam que o livro era realmente o melhor que existe e outras coisas absurdas. Confira o post: http://riudemim.blogspot.com/2009/01/edward-cullen-projeto-de-vampiro.html
Então eu fiquei pensando nisso. Muitas pessoas dizem que adoram um livro e falam que o livro é muito bom, mas porque elas adoram?
Algumas realmente avaliam o livro, sua linguagem, coerência e outros critérios técnicos. Entretanto, acredito eu que essas pessoas não são maioria. Algumas gostam porque acharam um personagem legal, porque todo mundo gosta, porque virou filme, porque o livro é curto, etc. São poucas as pessoas que realmente avaliam um livro corretamente. Eu já ouvi uma pessoa dizer que gostou de um livro porque ele não tinha capítulo e então era mais fácil de se ler.
Existem pessoas que não sabem avaliar um livro imparcialmente e não aceitam de forma alguma que alguém manifeste uma posição contrária. É o mais simples conceito de “ignorância” onde a pessoa não está mais julgando, mas sim defendendo uma posição cegamente. Acho que para fazermos um julgamento ou uma crítica devemos ser totalmente imparciais e jamais deixar a “balança” perder para um lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário