sábado, 30 de janeiro de 2010

Fernando Pessoa, Heteronímia e Kabbalah

Desculpem não ter postado nos dias anteriores. Estava muito ocupado e com várias coisas para fazer.

Esses dias estava assistindo o programa “Tudo que é sólido pode derreter” na Cultura. Eu realmente gosto dele, acho muito inteligente e interessante. O episódio foi sobre Fernando Pessoa e heteronímia. Não sabe o que é heteronímia? Fácil.

Heteronímia é a arte dos heterônimos. Mas o que são heterônimos? Os heterônimos foram criados por Fernando Pessoa e são diferentes personalidades presentes e controlados pelo seu mestre. Ainda não entendeu? Vamos pensar em Fernando Pessoa. Ele criou vários heterônimos e era chamado de mestre deles. O mais famoso foi Álvaro de Campos. Álvaro de Campos escreveu livros onde colocava sua personalidade, diferente da de Fernando Pessoa. Na minha opinião, muitas pessoas tem heterônimos. Existem vários “eus” dentro de nós. Temos o eu que mostramos a família, o eu dos amigos, o eu da escola, do trabalho, etc. Achei muito bacana a heteronímia.

Pesquisando mais a fundo sobre Fernando Pessoa, cheguei até a Kabbalah. Estou lendo vários artigos e assistindo a vários vídeos sobre essa sabedoria tão antiga. Eu realmente me interessei e me identifiquei com ela.

Até logo.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Estudante

O Estudante é um livro escrito por Adelaide Carraro, cuja primeira edição data de 1975. Conta a história de dois irmãos, Renato e Roberto. O livro narrado por Roberto se divide em duas partes, a primeira contando a história de Renato antes de se envolver com as drogas e a segunda depois de se envolver com elas. O livro realça como a droga pode atingir até mesmo as melhores famílias e como ela pode mudar completamente as pessoas. O livro é o primeiro livro de uma série de três volumes.

No início do livro é mostrado como Renato era um bom menino. Ele era um bom aluno na escola, respeitava seus professores, formou uma ONG para ajudar pessoas carentes, amava sua família, convenceu seus pais a adotar uma menina negra (que seria personagem dos próximos livros). Enfim, era simplesmente um menino perfeito. Depois Renato é apresentado às drogas, fica viciado e muda sua vida completamente. Ele repete um ano na escola, sua aparência jovem se torna suja e horrível, começa a traficar na escola, mente para seus pais, desrespeita a todos e muito mais. Seu irmão Roberto conta seu sentimento de profunda angústia ao ver seu irmão se afundar nas drogas cada vez mais. Roberto e seu professor da quinta série tentam parar a quadrilha que obriga Renato a traficar denunciando o chefe do esquema. Infelizmente, isso não serviu de nada para Renato, tanto que esse assassina seu professor que estimava tanto. O final do livro é realmente triste, mas não vou revelá-lo aqui para deixá-los curiosos.

O livro é simplesmente maravilhoso, com certeza o melhor livro sobre drogas. O estilo da autora é excelente, com uma linguagem clara e acessível. A história? Não tenho nem palavras. Confira esse livro porque ele realmente vale a pena.

 

Capa do livro. Na imagem, temos Roberto olhando para o grupinho usuários de drogas.

domingo, 24 de janeiro de 2010

As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia é uma série escrita por C. S. Lewis, um escritor irlandês nascido em 1988. É uma série de sete livros que contam a história de uma terra fantástica chamada Nárnia, criada pelo canto do poderoso e bondoso leão Aslam. Os personagens principais da série são os irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, embora em alguns livros tenhamos outros personagens.

Os livros são repletos de fantasia. Lewis escreveu o livro muito bem, dando ênfase a toda a magia da terra de Nárnia fazendo com que o leitor se prenda no livro e não pense em mais nada. A linguagem não é difícil, uma vez que o público alvo é infantil. As ilustrações não são muitas, mas quando aparecem são lindas e retratam muito bem a história. Na última edição, os sete livros estão em ordem cronológica, embora a ordem de sua publicação seja diferente. A história nunca se torna monótona, é sempre envolvente e fascinante.

Eu recomendo esse livro para crianças, embora adultos também iriam gostar. É a elite de todos os contos de fadas e histórias maravilhosas que existem. Vale a pena conferir essa série maravilhosa que é As Crônicas de Nárnia.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Projeto Crossbooking

Na minha escola, nossa professora de Literatura tentou implantar o Projeto Crossbooking. Basicamente, esse projeto consiste em deixar estantes com livros espalhadas pela cidade a fim de que as pessoas possam pegar algum livro de seu interesse e deixar algum outro livro. Esse projeto funciona bem em cidades da Europa e já temos alguns projetos pioneiros no Brasil.

Eu particularmente não gostei do projeto, para falar a verdade, achei desnecessário. Temos uma biblioteca na escola com vários livros e que infelizmente fica fechada. Os alunos podem pegar os livros, mas são poucos os que sabem disso. Não temos ninguém interessado em abrir aquela biblioteca. Agora falam que esse projeto é mais simples porque não tem toda aquela burocracia de um a biblioteca. Isso é verdade, mas o engraçado é que a estante de livros do Crossbooking fica em frente da porta da biblioteca!

Não estou dizendo que o Crossbooking é desnecessário na cidade. Só estou dizendo que na minha escola o projeto foi por água a baixo. Na cidade funcionaria perfeitamente em níveis locais, pois muitos bairros não possuem uma biblioteca pública. Acho o Projeto uma maneira perfeita das pessoas terem mais contato com os livros, tanto que faço parte de uma ONG de jovens que desenvolvem projetos e um dos meus projetos deve ser o Crossbooking. Agora Crossbooking em escola com biblioteca fechada não dá!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Como fazer as crianças se interessarem por livros?

Muitos pais se perguntam como fazer as crianças se interessarem por livros. Afinal, a leitura é algo que se ensina ou algo natural que depende somente da criança?

 

O interesse e o estímulo pela leitura vêm crescendo cada vez mais nos dias de hoje. Temos cada vez mais livrarias, mais bibliotecas e mais autores e livros fazendo sucesso. Os pais querem incentivar seus filhos à participar deste novo mundo da literatura. Muitos acabam forçando suas crianças para que elas leiam sendo que muitas vezes elas não têm o mínimo interesse. Em outras palavras, não adianta dar livros e mais livros aos filhos sendo que eles não foram orientados a terem esse tipo de interesse. Os pais devem criar esse interesse. A questão é: Como?

A resposta se dá com a velha frase: “Os filhos são os espelhos dos pais.”. É a obrigação deles criarem uma atmosfera propícia ao ambiente literário, onde as crianças possam se interessar sem serem obrigadas a ler. Crianças que nunca viram seus pais lendo um jornal, uma revista ou um livro acham que a leitura é simplesmente desnecessária e algo nada comum. É nessa fase que estão construindo sua personalidade e portanto tentaram seguir pessoas pelas quais têm verdadeira admiração e respeito, ou seja, os pais. Leia perto de seus filhos, construa esse incentivo e respeito pela leitura. Dentre essas ações, eu recomendo:

  • Tenha o hábito de assinar/comprar jornais e faça questão com que seu filho o veja lendo.
  • Quando for ao shopping, sempre visite uma livraria e passe bastante tempo com seu filho na sessão infantil. Pode ser chato ficar vendo livros infantis, mas leia os livros com ele, folheie, pegue, etc. Depois você pode ver seus livros.
  • Compre pelo menos um livro para o seu filho por mês.
  • Geralmente as escolas tem uma biblioteca onde os pequenos pegam livros semana ou mensalmente. Leia os livros com ele, discuta e depois pergunte novamente pela história.
  • Além dos livros, existem outras formas de cultura que estimulam o contato com esse ambiente, como o teatro, pinturas, cinema e outros.

Com essas dicas, as crianças se interessarão mais pela cultura e pelos livros.

Até logo!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A importância de ler

Há muitas pessoas que acham livros chatos, que pensam que o hábito da leitura é fútil e inútil. Mas porque elas pensam assim? Afinal, a leitura é realmente algo desnecessário?

Eu diria que não. Quando lemos acumulamos conhecimento e sabedoria. É através das palavras que as pessoas expressam o que sente e o que pensam. Os livros são formas de eternizar e perpetuar esses pensamentos e sentimentos. Quando lemos, somos levados para dentro de outra mente, outra consciência, com idéias totalmente diferentes das nossas. Portanto, é através da leitura que podemos conhecer o mais íntimo das pessoas.

Os livros são legados da história da humanidade. Ler um livro antigo (como um diário ou uma biografia) nos permite conhecer como as pessoas viviam e como pensavam na época. Como seria possível conhecer o Absolutismo por completo sem “O Príncipe” de Maquiavel? Como saber a mitologia romana sem “A Odisséia” contando a jornada de Ulisses? A função dos livros é justamente essa: perpetuar as informações, pensamentos e idéias.

Somos obrigados a concordar que os livros são úteis. Entretanto, uma coisa não foi respondida: porque ler?

A minha resposta é simples: não é necessário ler! Você talvez nunca precisará saber a história do “Pequeno Príncipe”, ou mesmo saber se Machado de Assis escrevia bem.

Então porque há pessoas que gostam de ler? Simples. Essas pessoas tem algum objetivo durante este plano (se preferir, vida) que envolvem o conhecimento e a sabedoria. Lêem porque se sentem mais inteligentes, mais sábias. Buscam na leitura uma forma de compreender a si mesmo e o mundo que os cerca. Essas pessoas não gostam da ignorância e procuram iluminação intelectual.

Ler é uma questão de gosto pessoal. Não adianta sermos forçados a isso. O hábito de ler deve ser construído, não imposto pela cultura da nossa sociedade de que ler é simplesmente importante sendo que ninguém entende muito bem o porquê. Há pessoas que acham bonito outras pessoas lerem mas não entendem porque ela faz aquilo.

Se isso for respeitado, teríamos muito leitores melhores que realmente se interessam pela leitura e buscam nos livros o verdadeiro prazer do conhecimento.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Autores de hoje em dia

Quais são os autores de hoje? Quais são aqueles que realmente estão fazendo sucesso? Confira neste post os mais novos autores renomados.

Existem muitos autores hoje em dia que estão fazendo muito sucesso. Não digo que algum dia eles farão parte da Literatura Clássica, mas seus livros estão realmente no topo dos melhores rankings de livros vendidos.

  • J. K. Rowling: Joanne Kathleen Rowling é a autora dos livros de Harry Potter, uma coleção de sete livros contando a história de um jovem bruxo que teve seus pais assassinados por um bruxo das trevas quando ainda era bebê. Seus livros viraram filmes. Escritora inglesa, foi a primeira pessoa a ficar bilionária(em dólares) escrevendo livros. Ajuda algumas entidades de caridades com o dinheiro arrecadado em seus livros. Foi fortemente influenciada por outros autores que escrevem sobre o mesmo tema que ela, como C.S. Lewis. É formada na Universidade de Exeter e seu gênero é a Literatura Fantástica.
  • C. S. Lewis: Clive Staples Lewis é irlandes que se salientou pelo seu trabalho acadêmico sobre literatura medieval e pela apologética cristã que desenvolveu através de várias obras e palestras. É igualmente conhecido por ser o autor da famosa série de livros infantis de nome As Crônicas de Nárnia. Embora ele tenha nascido em 1898, seus livros fazem sucesso até hoje, tanto que seus livros “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa” e o “Príncipe Caspian” viraram filmes recentemente. Seu estilo é maravilhoso, com uma fantasia maravilhosa. Seu movimento literário é Literatura Medieval.
  • J. R. R. Tolkien: John Ronald Reuel Tolkien nasceu na África do Sul mas foi criado na Inglaterra, terra natal dos pais. Formado em Letras na Universidade de Exeter, lutou na Primeira Guerra Mundial onde começou os esboços de sua obra. Foi professor de anglo-saxão, inglês e Literatura Inglesa na Universidade de Oxford. Suas obras são: O Habita, O Senhor dos Anéis, o Silmarillion. É considerado o “pai da moderna literatura fantástica”. Sua trilogia o Senhor dos Anéis virou filme recentemente.
  • Stephenie Meyer: escritora estadunidense autora da série “Twilight” que relata um romance entre Bella Swan e o vampiro Edward Cullen. Ela deu uma nova perspectiva a palavra “vampiro”, ignorando todo o conhecimento anterior sobre essa figura. Os vampiros brilham quando expostos ao sol, eles não dormem, por isso não precisam de caixão, não tem caninos afiados e possuem poderes variados. Seus livros permaneceram vários dias na lista do “The New York Times”, comprovando o agrado dos fãs. Seus livros estão virando filme. Atualmente estão gravando o 3º livro da saga “Twilight”. Seus gêneros literários são romance, aventura, fantasia e suspense.

 

Esses são só alguns dos melhores escritores que fazem sucesso atualmente. Vale a pena conferir seus livros.

Até a próxima!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

As Melhores Livrarias

Onde comprar seus livros? Preparei um post justamente para falar das minhas indicações de livraria. Vale a pena conferir todas!

  • Livraria Siciliano – a minha preferida. Uma livraria moderna, com vários lançamentos, livros de qualidade e possibilidade de compra online. Veja link se a sua cidade tem essa livraria aqui.
  • Livraria Saraiva – outra livraria renomada. A melhor parte é que não só livros, mas também muitos equipamentos eletrônicos. Pode-se encomendar e comprar livros online. Veja se a Saraiva está na sua cidade aqui.
  • Livraria Nobel – Essa livraria não é uma só rede, mas sim franquias (pessoas interessadas podem contatar o pessoal responsável e montar uma livraria Nobel, com toda a assistência). Ela existe no Brasil e em outros países também. Na minha cidade eu gostava dessa livraria. Embora essa fosse pequena, os livros eram muito bons. Veja aqui se a sua cidade tem uma livraria Nobel.
  • Livraria Cultura – Essa livraria maravilhosa é muito atualizada. Só a livraria Cultura de São Paulo da Avenida Paulista é enorme. Muitos livros para você escolher com muitos lançamentos também. O site permite compras online. Infelizmente, não é uma livraria comum. Veja se sua cidade conta com essa livraria aqui.
  • Livraria da Travessa – Essa é uma livraria que eu não conhecia, mas parece ser excelente. No site encontrei vários lançamentos, sinal de que a livraria é atualizada. Veja se sua cidade conta com essa livraria aqui.

Espero que tenha ajudado. Até a próxima!

domingo, 17 de janeiro de 2010

Como escolher um bom livro na livraria

Muitas vezes nos achamos em uma livraria pensando em qual livro comprar. Os livros sempre geram aquela dúvida se eles são legais, se eu vou gostar da história, se o autor é bom, etc. Para saber como escolher um bom livro, estou fazendo uma postagem especial para isso.

Antes de tudo, vá até a livraria sem compromisso nem horário. Espere que você irá passar horas e horas vendo livros, como mulheres em uma loja de roupas.
O primeiro passo para escolher um livro é dar um passeio pela livraria. Isso nos ajuda a ver as novidades e os novos livros. Folheie os lançamentos e veja se você se interessa. É a hora em que você entrará em "contato" com o mundo da literatura.
Depois disso, vá até a sua sessão preferida: lançamentos, infantil (crianças também gostam de ler livros), juvenil (a minha preferida), religião, auto-ajuda, crenças, ciências, etc. Um livro de uma sessão que você gosta quase sempre será apreciado.
Agora uma lista das coisas que você pode fazer para escolher:
  • Lançamentos: Olhe os livros novos.
  • Assunto: Veja se o livro é de seu interesse. Não há nada mais monótono do que ler uma coisa que parece chata
  • Livros Estrangeiros: Nada contra a Literatura Brasileira (eu adoro), mas os livros estrangeiros geralmente são sinais de que eles são bons e fazem sucesso, caso contrário, eles não seriam comprados por nossas livrarias brasileiras.
  • Leia a sinopse: É o primeiro contato que você terá com o enredo do livro. Se você não gostar da história, desista de vez do livro.
  • Veja o autor: C.S. Lewis, Tolkien, JK Rowling e outros são autores renomados que com certeza escrevem bem e tem livros maravilhosos. Você pode esperar bastante desses livros.
  • Best - Sellers: O sucesso de um livro é sinal de que sua história é realmente boa. Mas tome cuidado, não é porque todos gostaram que você irá gostar.
  • Linguagem: Olhe a linguagem. Veja se não é muito formal para você caso seja um leitor inexperiente e também se não é muito simples deixando a história "sem encanto".
  • Imagens. Há quem ligue para imagens, embora conseguir imaginar a história sem imagens é sinal de que o autor é realmente bom.
  • Críticas: Alguns livros são avaliados por jornais e outros escritores, críticos que realmente sabem avaliar. Olhe sempre os comentários no livro.
  • Olhe a arte do livro: A arte torna o livro mais interessante e dinâmico, além de mais organizado. É um incentivo para você continuar lendo-o.
  • Tamanho: Alguns leitores inexperientes preferem livros pequenos porque acham que não teram tempo de ler livros grandes. Outros leitores experientes preferem livros grandes porque se sentem mais interessados por histórias longas. Depende da pessoa.
  • Coleções: Se você gostar de um livro de uma coleção provavelmente gostará dos outros. Um exemplo é a série Deltora Quest. Eu li o primeiro livro e simplesmente me apaixonei pela série.
Depois dessas dicas, ficará mais fácil você escolher o livro ideal para você. Também se pode contar com os vendedores, embora alguns deles não lêem nenhum livro no ano. Lembre-se sempre: ler o que não se gosta é igual a ler um livro por obrigação para uma prova de escola. Descubra seu estilo de leitura e siga em frente!

O Prêmio Nobel da Paz

O Nobel da Paz é um dos cinco prêmios oferecidos anualmente pela Fundação Nobel no dia 10 de dezembro e foi criado para distingui pessoas ou organizações que lutaram por uma maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela redução da guerra e pela promoção e manutenção de tratados de paz. É um prêmio Nobel onde os laureados (aqueles que ganham o prêmio) estão essencialmente envolvidos na promoção do bem-estar da humanidade.
Ao contrário dos outros prêmios Nobel, o Nobel da Paz pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas num processo de resolução de problemas, em vez de apenas distinguir aqueles que já atingiram os seus objetivos em alguma área específica. É, portanto, um prêmio Nobel com características próprias. A premiação começou no ano de 1901
O Prêmio Nobel da Paz foi criado  por Alfred Bernhard Nobel (daí o nome), ironicamente um multimilionário inventor da dinamite. Além do Nobel da Paz, existem quatro mais criados por Nobel: Química, Física, Fisiologia/Medicina e Literatura. Esses quatro são entregues em Estocolmo(Suécia) enquanto o Nobel da Paz é entregue em Oslo(Venezuela). Em 1968, foi criado mais um prêmio de Economia, comemorando o 3º Centenário do Banco Central da Suécia, mas esse não se relaciona com a Fundação Nobel.
Infelizmente, nunca tivemos um laureado brasileiro. Entretanto, após a morte de Zilda Arns (fundadora da Pastoral da Criança que trabalha com a desnutrição infantil) na tragédia do Haiti, O presidente Lula pedirá um Nobel da Paz “pós-mortem” e também pretende criar um prêmio nacional com o nome dela para premiar pessoas envolvidas com ações de segurança alimentar no país, conforme notícia do site G1. Torcemos para que o presidente consiga.