domingo, 17 de janeiro de 2010

O Prêmio Nobel da Paz

O Nobel da Paz é um dos cinco prêmios oferecidos anualmente pela Fundação Nobel no dia 10 de dezembro e foi criado para distingui pessoas ou organizações que lutaram por uma maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela redução da guerra e pela promoção e manutenção de tratados de paz. É um prêmio Nobel onde os laureados (aqueles que ganham o prêmio) estão essencialmente envolvidos na promoção do bem-estar da humanidade.
Ao contrário dos outros prêmios Nobel, o Nobel da Paz pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas num processo de resolução de problemas, em vez de apenas distinguir aqueles que já atingiram os seus objetivos em alguma área específica. É, portanto, um prêmio Nobel com características próprias. A premiação começou no ano de 1901
O Prêmio Nobel da Paz foi criado  por Alfred Bernhard Nobel (daí o nome), ironicamente um multimilionário inventor da dinamite. Além do Nobel da Paz, existem quatro mais criados por Nobel: Química, Física, Fisiologia/Medicina e Literatura. Esses quatro são entregues em Estocolmo(Suécia) enquanto o Nobel da Paz é entregue em Oslo(Venezuela). Em 1968, foi criado mais um prêmio de Economia, comemorando o 3º Centenário do Banco Central da Suécia, mas esse não se relaciona com a Fundação Nobel.
Infelizmente, nunca tivemos um laureado brasileiro. Entretanto, após a morte de Zilda Arns (fundadora da Pastoral da Criança que trabalha com a desnutrição infantil) na tragédia do Haiti, O presidente Lula pedirá um Nobel da Paz “pós-mortem” e também pretende criar um prêmio nacional com o nome dela para premiar pessoas envolvidas com ações de segurança alimentar no país, conforme notícia do site G1. Torcemos para que o presidente consiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário