segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Estudante

O Estudante é um livro escrito por Adelaide Carraro, cuja primeira edição data de 1975. Conta a história de dois irmãos, Renato e Roberto. O livro narrado por Roberto se divide em duas partes, a primeira contando a história de Renato antes de se envolver com as drogas e a segunda depois de se envolver com elas. O livro realça como a droga pode atingir até mesmo as melhores famílias e como ela pode mudar completamente as pessoas. O livro é o primeiro livro de uma série de três volumes.

No início do livro é mostrado como Renato era um bom menino. Ele era um bom aluno na escola, respeitava seus professores, formou uma ONG para ajudar pessoas carentes, amava sua família, convenceu seus pais a adotar uma menina negra (que seria personagem dos próximos livros). Enfim, era simplesmente um menino perfeito. Depois Renato é apresentado às drogas, fica viciado e muda sua vida completamente. Ele repete um ano na escola, sua aparência jovem se torna suja e horrível, começa a traficar na escola, mente para seus pais, desrespeita a todos e muito mais. Seu irmão Roberto conta seu sentimento de profunda angústia ao ver seu irmão se afundar nas drogas cada vez mais. Roberto e seu professor da quinta série tentam parar a quadrilha que obriga Renato a traficar denunciando o chefe do esquema. Infelizmente, isso não serviu de nada para Renato, tanto que esse assassina seu professor que estimava tanto. O final do livro é realmente triste, mas não vou revelá-lo aqui para deixá-los curiosos.

O livro é simplesmente maravilhoso, com certeza o melhor livro sobre drogas. O estilo da autora é excelente, com uma linguagem clara e acessível. A história? Não tenho nem palavras. Confira esse livro porque ele realmente vale a pena.

 

Capa do livro. Na imagem, temos Roberto olhando para o grupinho usuários de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário