sábado, 23 de janeiro de 2010

Projeto Crossbooking

Na minha escola, nossa professora de Literatura tentou implantar o Projeto Crossbooking. Basicamente, esse projeto consiste em deixar estantes com livros espalhadas pela cidade a fim de que as pessoas possam pegar algum livro de seu interesse e deixar algum outro livro. Esse projeto funciona bem em cidades da Europa e já temos alguns projetos pioneiros no Brasil.

Eu particularmente não gostei do projeto, para falar a verdade, achei desnecessário. Temos uma biblioteca na escola com vários livros e que infelizmente fica fechada. Os alunos podem pegar os livros, mas são poucos os que sabem disso. Não temos ninguém interessado em abrir aquela biblioteca. Agora falam que esse projeto é mais simples porque não tem toda aquela burocracia de um a biblioteca. Isso é verdade, mas o engraçado é que a estante de livros do Crossbooking fica em frente da porta da biblioteca!

Não estou dizendo que o Crossbooking é desnecessário na cidade. Só estou dizendo que na minha escola o projeto foi por água a baixo. Na cidade funcionaria perfeitamente em níveis locais, pois muitos bairros não possuem uma biblioteca pública. Acho o Projeto uma maneira perfeita das pessoas terem mais contato com os livros, tanto que faço parte de uma ONG de jovens que desenvolvem projetos e um dos meus projetos deve ser o Crossbooking. Agora Crossbooking em escola com biblioteca fechada não dá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário