Há muitas pessoas que acham livros chatos, que pensam que o hábito da leitura é fútil e inútil. Mas porque elas pensam assim? Afinal, a leitura é realmente algo desnecessário?
Eu diria que não. Quando lemos acumulamos conhecimento e sabedoria. É através das palavras que as pessoas expressam o que sente e o que pensam. Os livros são formas de eternizar e perpetuar esses pensamentos e sentimentos. Quando lemos, somos levados para dentro de outra mente, outra consciência, com idéias totalmente diferentes das nossas. Portanto, é através da leitura que podemos conhecer o mais íntimo das pessoas.
Os livros são legados da história da humanidade. Ler um livro antigo (como um diário ou uma biografia) nos permite conhecer como as pessoas viviam e como pensavam na época. Como seria possível conhecer o Absolutismo por completo sem “O Príncipe” de Maquiavel? Como saber a mitologia romana sem “A Odisséia” contando a jornada de Ulisses? A função dos livros é justamente essa: perpetuar as informações, pensamentos e idéias.
Somos obrigados a concordar que os livros são úteis. Entretanto, uma coisa não foi respondida: porque ler?
A minha resposta é simples: não é necessário ler! Você talvez nunca precisará saber a história do “Pequeno Príncipe”, ou mesmo saber se Machado de Assis escrevia bem.
Então porque há pessoas que gostam de ler? Simples. Essas pessoas tem algum objetivo durante este plano (se preferir, vida) que envolvem o conhecimento e a sabedoria. Lêem porque se sentem mais inteligentes, mais sábias. Buscam na leitura uma forma de compreender a si mesmo e o mundo que os cerca. Essas pessoas não gostam da ignorância e procuram iluminação intelectual.
Ler é uma questão de gosto pessoal. Não adianta sermos forçados a isso. O hábito de ler deve ser construído, não imposto pela cultura da nossa sociedade de que ler é simplesmente importante sendo que ninguém entende muito bem o porquê. Há pessoas que acham bonito outras pessoas lerem mas não entendem porque ela faz aquilo.
Se isso for respeitado, teríamos muito leitores melhores que realmente se interessam pela leitura e buscam nos livros o verdadeiro prazer do conhecimento.